Microagulhamento

O Microagulhamento ou Terapia de Indução Percutânea de Colágeno é uma técnica realizada através de uma haste ao qual se acopla um cilindro com microagulhas, ou por meio do rolamento de um cilindro com pequenas agulhas, que realizam micro lesões ou micropunturações na pele. Essas micro lesões desencadearão uma cascata inflamatória, e posteriormente o processo de reparação da pele ao qual os fibroblastos produzirão mais colágeno para tentar recompor aquele tecido que foi lesionado, tudo isso mantendo a integridade da epiderme, o que acelera o tempo de cicatrização e reduz a dor.

O tratamento é fantástico para tudo quando se trata de rejuvenescimento da pele: acne, cicatrizes, rugas, o tom de pele, textura, poros dilatados, ou mesmo pigmentação suave. O tratamento é eficiente, seguro e suave, e promove a remodelação do colágeno.

Benefícios do Tratamento

• Rejuvenescimento face, pescoço e mãos
• Rugas e linhas de expressão
• Flacidez
• Acne
• Cicatrizes de Acne
• Poros abertos
• Cicatrizes
• Estrias
• Queda de cabelo

microagulhamento_01
laser_x_tic

Microagulhamento x Laser

Nos últimos anos, o Microagulhamento tem sido utilizado como alternativa para tratamentos que antes eram reservados para os lasers fracionados. Nesta técnica, a pele é perfurada superficialmente, criando múltiplos micro-canais, através dos quais se utilizam formulações com princípios ativos à base de fatores de crescimento e peptídeos nanoencapsulados que penetram nestes micro-canais com maior efetividade. O objetivo é a estimulação da derme com renovação do colágeno e angiogênese. O Microagulhamento cria microcanais sem causar ablação (lesão térmica ou queima) ou danos desnecessários para as camadas de tecidos adjacentes. Enquanto os lasers podem danificar a epiderme (camada exterior da pele), o Microagulhamento mantém a epiderme intacta tendo em conta todos os benefícios da terapia de indução de colagáneno com menos risco de formação de cicatrizes e infecção. Além do tempo de recuperação do Microagulhamento ser muito menor.

O microagulhamento pode ser usado em todos os tipos de pele ao longo do ano. Ao contrário dos lasers, o Microagulhamento não depende de cromóforos (pigmento ou cor) para ser realizado. O Microagulhamento pode proporcionar grandes resultados para as pessoas com todos os tipos de pele, o que não é o caso dos lasers.

Cicatriz de Acne

O tratamento de microagulhamento pode fornecer resultados fantásticos melhorando as aparências das cicatrizes de acne.

Dermapen-Before-and-After

Saiba Mais …

Sobre a estrutura da pele

A epiderme é a camada mais superficial da pele que está em contato com o meio externo, e protege o corpo contra influências externas. Em suma, os humanos não podem viver sem pele. É o último mecanismo de defesa que protege a derme contra bactérias, pó e outras influências ambientais que possam se infiltrar no organismo. Tem apenas entre 0.1 e 0.12 mm de espessura, o que é o mesmo de uma folha de filme, e é composta de uma camada translucida de queratina. A camada mais profunda da queratina é a base, que produz queratinócito num ciclo de 28 a 30 dias. Os queratinócitos se movem em direção à superfície e formam o stratum corneum. Apesar de ter apenas a espessura de 0.1 mm, é um mecanismo de defesa extremamente eficiente. O Stratum corneum ( membrana de proteção da epiderme), previne eficazmente que substâncias externas ou reagentes em cosméticos ou produtos farmacêuticos penetrem na pele. A taxa de sucesso de cosméticos usando a melhor tecnologia lisossômica é de meros 0.03%. (Estudo feito pela Universidade de Marburg-Alemanha)

O que é o microagulhamento, ou TIC (Terapia de Indução de Colágeno) ?

O corpo humano reage até mesmo com o menor corte para cicatrizá-lo o quanto antes. Esta habilidade de curar cortes forma fibras de colágeno, através de vários fatores de crescimento que criam tecidos de conexão. Pequenos furos não significam muito, mas milhares de furos juntinhos é uma história totalmente diferente. Colágeno em quantidade suficiente formará novo tecido. A formação desse novo colágeno vai incrivelmente suprir a perda de tecidos pela idade.

O microagulhamento danifica a pele?

Praticamente não existem relatos de efeitos colaterais em todos estudos clínicos publicados. O microagulhamento cria micro canais num período curto de tempo que maximiza a penetração eficaz de substâncias no stratum corneum (criando aproximadamente 500.000 em 5 minutos).

O microagulhamento aumenta o efeito de absorção de cosméticos ?

Sim. De acordo com dados confirmados pela Universidade de Marburg (Alemanha), a habilidade das micro agulhas de melhorar a permeabilidade já está provada, aproximadamente 4.000%.

Com que frequência devo receber o microagulhamento ?

O Intervalo entre as sessões devem ser entre 21 e 30 dias, ou seja, no mínimo 21 dias pois a pele necessita de período chamado de “down-time” onde ocorre o processo de inflamação, proliferação e remodelagem do tecido. O resultado se dá entre a oitava e décima segunda semana. Porém, dependendo da indicação logo na primeira sessão do tratamento sinais de melhora já são visíveis.

Quando posso sair depois do microagulhamento ?

A pele ficará vermelha logo após o tratamento, variando de acordo com o tipo de pele. Isso deve desaparecer em 1 dia. Importante NÃO utilizar protetor solar, tampouco maquiagem logo após uma sessão de tratamento. Espere pelo menos 4 horas até utilizar algum destes produtos. Também não se exponha ao sol logo após sessão de microagulhamento.

O microagulhamento pode causar envelhecimento da pele ?

Não, pelo contrário, ele vai estimular o rejuvenescimento da pele.

Posso fazer o microagulhamento combinado com outras terapias ?

Sim. O microagulhamento pode ser usado com outras formas de tratamento, como por exemplo, a microdermoabrasão. Consulte o especialista para saber exatamente quais e quando podem ser associadas.

É necessário utilizar creme anestésico ?

Isso depende. Para as sessões de microagulhamento de 0,25mm não há necessidade de utilização de qualquer anestesia, pois este comprimento de agulha não promove dor, ou somente uma leve dor, e não promove sangramento. Agora para as apresentações acima de 0,25mm, ou seja, de 0,50mm a 2,5mm é recomendável a utlizacao de creme anestésico.

Contraindicações

Formas raras e severas de cicatrizes queloidianas; Diabetes; Doença neuromuscular; Distúrbio hemorrágico; Doença vascular; Corticoterapia aguda ou crônica; Terapêutica aguda ou crônica com anticoagulante; Presença de cânceres de pele; Verrugas; Ceratose solar; Infecção cutânea; Pele sensível ou com alguma patologia; Gravidez; Acne aguda; Herpes ativa; Uso de Roacutan; Rosácea ativa; Alergia(metal e cosmético); Pele queimada de sol.